Header Ads Widget

Baixar modelos de formulários para boletins informativos

Baixar modelos de publicações de jornais em branco

Muita gente hoje busca fazer o seu próprio jornal, seja o jornal de divulgação de sua empresa, jornal da escola, ou jornal pessoal para fins políticos, jornal do seu bairro, jornal da sua igreja, etc. A motivação aqui não vem ao caso. A importância é a função social de informar, tarefa que o trabalho impresso é capaz de realizar com grande maestria. É o tipo de mídia que qualquer pessoa pode carregar para onde quiser, ler na hora que desejar e que não depende de nenhum aparelho eletrônico para ser acessado. Mesmo com a difusão de meios de comunicação poderosos como a televisão e a internet, a mídia impressa continua tendo o seu espaço importante.

A tradição de imprimir notícias vem dos bares europeus do século 16, onde as informações contadas pelos viajantes eram impressas pelos donos dos estabelecimentos e depois distribuídas a outros clientes. Com isso as pessoas ficavam informadas sobre o que acontecia em outras localidades

No Brasil, a impressa nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1908, com a criação da Impressão Régia. A primeira publicação foi a Gazeta do Rio de Janeiro (acima), publicada em 10 de setembro de 1808.

Você pode estar se perguntando: mas como editar um simples boletim informativo? Talvez você se surpreenda em saber que com um computador, uma impressora jato de tinta e com o LibreOffice Writer é possível criar uma publicação bem bacana num papel A4.

É claro que se você quiser algo de nível mais profissional, terá que adotar softwares mais poderosos e sofisticados - como o Scribus. Ter conhecimentos técnicos sobre o assunto, sobre o uso do software e uma boa criatividade são essenciais para produzir uma publicação atraente.

O blog Valeu Cara dá uma ajudinha para isso, disponibilizando aqui vários layouts de jornais EM BRANCO já devidamente formatados.


O jornal standard possui a área de impressão com o formato de 525 milímetros de altura por 297 milímetros de largura. Em outros idiomas esse formato recebe o nome de broadsheet. O modelo disponibilizado está dividido em 8 páginas com 6 colunas e 5 milímetros de separação entre as colunas (calhas/gutters). O documento tem o tamanho exato da área de impressão (mancha), devendo ser usado até os limites da página. Não há margens no documento, ou seja, as margens são obtidas no momento da impressão. Não é possível utilizar sangria.

Postar um comentário

0 Comentários